DACA ESTÁ DE VOLTA – Juiz ordena que EUA restaurem proteção a jovens imigrantes

Por volta de 950 mil pessoas, a maioria jovens adultos nascidos no México e em outros países latino-americanos, poderão permanecer nos Estados Unidos e obter vistos de trabalho temporário por dois anos, que são renováveis por mais tempo.

0
786

O que é o DACA?

Daca é a sigla em inglês do programa Ação Diferida para Chegadas na Infância (“Deferred Action for Childhood Arrivals”). O Daca concede vistos de estada e de trabalho por dois anos, renováveis, aos que chegaram aos Estados Unidos de forma ilegal quando eram crianças. Por isso, os imigrantes levados quando crianças para os Estados Unidos passaram a ser chamados de “Dreamers” (sonhadores), em referência à lei, mas também ao sonho de conseguir uma vida melhor nos EUA.

A maioria dos “Dreamers” nasceu no México e em países centro-americanos e vive na Califórnia e no Texas, mas também em Nova York, Illinois e Flórida.

DACA ESTÁ DE VOLTA 

Um juiz federal dos Estados Unidos ordenou, na noite de 4 de dezembro, última sexta feira, a restauração completa do programa Daca, que impede a deportação de imigrantes que entraram no país quando ainda eram crianças.

Assim, por volta de 950 mil pessoas, poderão permanecer nos Estados Unidos e obter vistos de trabalho temporário por dois anos, que são renováveis por mais tempo.

O programa não abre um caminho automático para a obtenção da cidadania americana, mas permite que esses jovens possam estudar e trabalhar nos Estados Unidos.

Segundo a advogada de imigração Dra. Ingrid Domingues McConville, do escritório DM VISA LAW, o programa estabelece algumas exigências para participação: 

“os interessados não podem ter antecedentes criminais, devem ter menos de 30 anos, precisam provar que chegaram aos Estados Unidos antes de completarem 16 anos e que viveram no país pelo menos durante os últimos cinco anos. Os jovens precisam ainda apresentar ou um diploma do ensino médio ou uma dispensa com honras das Forças Armadas americanas.”

Se você tem dúvidas e quer saber se é elegível para o DACA, consulte um advogado de imigração. Nossa entrevistada Dra. Ingrid Domingues McConville responde dúvidas por e-mail gratuitamente para aqueles que querem consultar a elegibilidade.

Entre em contato com o escritório 

DM VISA LAW  

e-mail: info@dmlawfl.com

www.dmlawfl.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here