O imediatismo vivido em 2020, devido a falta de previsibilidade gerada pela grande instabilidade em diversos contextos, precisa ficar neste ano. Após um período vivendo mês a mês, as coisas começam a acalmar pelo país e ao redor do mundo: a expectativa de uma vacina já existe, o que nos faz vislumbrar um horizonte mais equilibrado do que os últimos meses. Para isso, Shimada destaca as duas palavras de ordem do momento: moderação e planejamento. 

Ainda que estejamos na expectativa de melhorias é preciso manter os pés no chão. Para isso, se planejar ajuda na busca por dias melhores e mais tranquilos no próximo ano. Com dicas, dispostas abaixo, Thiago Shimada busca auxiliar os donos de negócio em um 2021 mais próspero do que o ano atual.


1. Planejamento Anual x Semestral

Se antes pensávamos em um período mais longo, a ideia é que, agora, o pensamento seja um pouco mais curto. A moderação, vale lembrar, é fundamental nesse momento de transição de cenários. Ao pensar em 2021, olhe primeiro para os seis meses iniciais para, depois, pensar mais a frente.

2. Foco na estratégia de negócio

Pare e reflita onde, de fato, você deseja chegar com o seu negócio. Lembre-se que os cenários sofreram relevantes alterações e precisam de uma nova roupagem. Coloque no papel tudo aquilo que você deseja e, então, pense em como traçar uma estratégia para alcançar cada ponto.

  1. Pense em inovação

O momento praticamente obrigou que as empresas se virassem do avesso. As pessoas se reinventaram e, muitas vezes, descobriram novos pontos possíveis de explorar no negócio. Adote tal “revirada” na sua empresa. Pense no que é possível inovar no que se tem hoje. Se antes o negócio era totalmente em loja física e passou para o online, entenda isso como uma inovação e veja o que pode fazer para aprimorar, ainda mais, o que se tem hoje.

  1. Movimente-se!

A pandemia nos mostrou que, independente do que aconteça, o segredo é: não fique parado. Se movimentar, reinventar é essencial para manter o negócio vivo. Com a oferta e demanda ainda desequilibrada e muitas empresas buscando se restabelecer é hora de ganhar mercado. Pense em novos públicos que antes você não atingia e podem passar a alvo agora. Não estar parado significa se manter em constante desenvolvimento. Pense nisso!

  1. ouça sua equipe

Se tem uma lição vinda de 2020, ela é: ninguém faz nada sozinho. Ouça seu time, entenda possíveis melhorias que podem vir de quem está na operação, mais perto do processo do dia a dia. Busque entender a visão que eles têm da empresa, o que esperam do futuro. Às vezes, estamos buscando uma solução em lugar distante e ela pode estar dentro de casa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here