2020: Deu ruim, como recomeçar em 2021

Após o ano atípico vivido devido à pandemia, a época é de repensar para vislumbrar um próximo período melhor.

0
212

O ano de 2020 ficará sempre marcado pelas incertezas, em quesitos pessoais e profissionais, devido à pandemia do novo coronavírus. O período atípico fez com que, muitas vezes, mesmo fazendo tudo certo, a pessoa visse um resultado errado no final. Mas a hora agora não é de reclamar e sim de olhar para frente, como destaca Thiago Shimada, mentor de dono de negócios. “Não adianta chorar o leite derramado, o que eu posso fazer para ser diferente para que 2021 não seja igual a 2020”.

Falar em melhorias após meses tão complicados e difíceis para todos, pode parecer muito distante. No entanto, isso não é verdade. Seguindo alguns passos, listados a seguir por Shimada, é possível conseguir visualizar dias melhores em um futuro breve.

  1. Aceitação

O primeiro ponto para qualquer situação difícil é aceitar que está nela. Feito isso, é possível entender a realidade em que se está e constatar a situação na qual se encontra. Uma vez que se tem consciência sobre o cenário vivido, fica mais fácil ver com clareza quem você é e o contexto no qual está.

  1. Entenda sua vida atual

Divida sua vida em duas partes: profissional e pessoal. Na primeira, entenda a saúde do seu negócio, a parte financeira. Analise se o produto/serviço oferecido ainda é demandado como antes. Junto a isso, entenda a parte de recursos humanos disponível, para que a análise seja feita de forma completa. Do lado pessoal, entenda como está a saúde em quatro pontos: física, mental, afetiva e financeira. Mapeando estes itens, será possível entender, na totalidade, como você está hoje.

  1. Faça uma desintoxicação 

Neste item, começa um passo a passo que te auxilia a contextualizar a sua necessidade. O primeiro ponto é se distanciar de tudo aquilo que te gera um sentimento negativo. Quando se está triste, fragilizado, a última coisa necessária é ficar perto daquilo que ajude a aumentar essa sensação ruim. Por exemplo: se afaste de pessoas negativas, invejosas, mídia e consumo de redes sociais em excesso, pessoas difíceis.  Para novos tempos é preciso se concentrar naquilo que você vai viver a partir do agora.

  1. Realize um saneamento financeiro 

Tanto na vida quanto no negócio, dedique um momento a parar e fazer as contas de modo que elas caibam no que você pode pagar hoje. Uma estratégia aqui é concentrar todas as suas dívidas em um só ponto. Calcule um valor para pagamento à vista de tudo que é devido. Se necessário, faça um parcelamento desse acordo, de modo que as prestações caibam no seu orçamento. Uma vez que o saneamento financeiro for feito, você volta a ter fôlego, ganha ar, tem mais sanidade mental e consegue se conectar melhor com a realidade.

  1. Tenha aliados emocionais

Qualquer mudança realizada na vida, pessoal ou profissional, é preciso se ter uma força emocional por trás. Para isso, nada melhor do que pessoas que você confia e ama com você. Traga para perto aliados emocionais, tenha sua base com você. Divida essa missão, seja com apoio emocional ou com um afago, que te leve a um estágio positivo, que te faça sentir bem e mais feliz. O bem-estar em dia é fator fundamental para se reorganizar, qualquer que seja o contexto.

  1. Faça aquilo que sabe de melhor

Após “arrumar a casa”, volte a olhar com carinho para o seu negócio. Liste tudo aquilo que você sempre fez e deu certo. Traga isso de volta, independente de ter um cunho moderno ou não. Coloca sua energia em repetir o que você sempre desenvolveu com sucesso na sua empresa. Esse movimento e contínuo tende a desintoxicar, ainda mais, e tirar a cabeça debaixo da terra, para conseguir voltar a respirar.

Nesse momento, será possível repensar e planejar o ano. Porque, aí sim, você estará em condições para isso. A mensagem central é: cuide de você. Comece cuidando da base e depois vá fazendo aquilo que você faz de melhor. Dessa maneira, você certamente conseguirá se distanciar da derrota de 2020 e carregar 2021 com excelência!

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here