PASSO A PASSO PARA TIRAR SUA CARTEIRA DE MOTORISTA NA FLÓRIDA

A mudança para os Estados Unidos exige um grande número de questões burocráticas a serem resolvidas que acabam gerando muitas dúvidas aos estrangeiros que estão chegando no país. A carteira de motorista ou drive license é um documento muito importante e que pode facilitar a vida do imigrante além de vários benefícios como por exemplo diminuir o custo do seguro do seu automóvel. Para economizar tempo e dinheiro, vamos deixar registrado aqui um passo a passo de como obter a Drive License da Flórida. É preciso registrar que esse passo a passo é especificamente para o estado da Flórida e que esse processo pode ser diferente em outros estados dos EUA, onde cada um pode adotar suas regras e exigências. Caso esteja em outro estado, pesquise informações em sites confiáveis.

1. SEPARE A DOCUMENTAÇÃO

O primeiro ponto sobre a carteira de motorista no estado da Flórida é que para um estrangeiro conseguir o documento é necessário ter o status regular de turista, estudante, residente ou trabalhador.
Confira toda a documentação necessária para conseguir sua drive license:

⁃ Passaporte com visto válido.
⁃ I-94 (documento que registra entrada e saída do país) que pode ser obtido no site https://i94.cbp.dhs.gov/I94/#/home
⁃ Estudantes F-1 e M-1 apresentar um I-20; Caso o estudante tenha feito mudança de status também será requerido o recibo do pedido à imigração ou o I-797 que é emitido quando o pedido é aprovado. Para J-1 ou J-2 deve ser apresentado um DS2019; Refugiados, asilados e paroles devem ser acompanhadas de documentação adicional tais como (I-571 documento de viagem / autorização de viagem para refugiados; I-512 carta de liberdade condicional aceite; ou Pedido do juiz de imigração que concede asilo ou cancelamento de remoção).
⁃ 2 comprovantes de residência (correspondência enviada via correios)
⁃ Carteira de habilitação do Brasil ou país de origem. Caso nunca tenha emitido carteira de habilitação em outro país, será necessário apresentar um certificado de curso sobre leis de trânsito e educação sobre abuso de substâncias. O curso pode ser feito on-line e tem duração de 4horas. Pesquise sobre “Drug and Alcohol course”.
⁃ Registro ou título do veículo que irá fazer o teste prático.
⁃ Comprovante de seguro de automóvel

Certifique-se que o veículo esteja em boas condições de uso, pneus, setas, faróis e buzina. Será feita uma inspeção no carro antes de iniciar o teste de direção.

2. REALIZE O AGENDAMENTO

O agendamento pode ser realizado por telefone ou diretamente pelo site. Alguns condados possuem sistemas próprios para realização do agendamento. Pesquise de acordo com o seu condado e fique atento ao selecionar o serviço a ser realizado.

3. CUSTOS

O valor da drive license na Flórida atualmente é $48 dólares. Todos os testes são gratuitos e caso haja reprovação, será cobrado em média $10 dólares pra realizar o teste novamente.
Dependendo do condado ou escritório pode haver alguma outra pequena taxa administrativa.

4. OS TESTES

⁃ O teste teórico é realizado em um computador e possui 50 perguntas das quais 40 devem ser respondidas corretamente, ou seja, deve se acertar pelo menos 80% das perguntas. O teste está disponível na Flórida em diversos idiomas como inglês, espanhol ou criolo(Haiti), porém ainda não está disponível em português. Caso seja necessário, um intérprete pode ser levado pelo candidato e nesse caso a prova é realizada de forma oral, realizada e supervisionada por um oficial da DMV. Para esse tipo de prova também é necessário um agendamento específico.

⁃ A prova prática é bem simples, com testes básicos de direção, manobras como o uso de seta, parada total, retorno de três pontos, dirigir em marcha ré num pequeno percurso e estacionar o veículo de frente. Certamente uma prova bem mais simples que as provas realizadas no Brasil.

Quer ser APROVADO e conquistar sua carteira de motorista da Flórida?

Estude o conteúdo que você precisa em português e tenha acesso ao que realmente interessa na hora de fazer o teste para obter sua habilitação na Flórida!

Acesse o link com o conteúdo principal do teste e dicas importantes na hora de realizar sua prova teórica:

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Latest Articles