TikTok e WeChat: EUA banirão downloads de aplicativos em 48 horas

TikTok e WeChat serão banidos das lojas de aplicativos dos EUA a partir de domingo, a menos que o presidente Donald Trump concorde com um acordo de última hora.

O Departamento de Comércio disse que impediria que as pessoas nos Estados Unidos baixassem os aplicativos de mensagens e de compartilhamento de vídeos em qualquer loja de aplicativos em qualquer plataforma.

O governo Trump diz que as empresas ameaçam a segurança nacional e podem passar os dados dos usuários para a China.
Mas a China e ambas as empresas negam isso.

O WeChat será efetivamente encerrado nos Estados Unidos no domingo, mas as pessoas ainda poderão usar o TikTok até 12 de novembro, quando também poderá ser totalmente banido.

A TikTok disse estar “decepcionada” com a ordem e discorda do departamento de comércio, dizendo que já se comprometeu com “níveis sem precedentes de transparência adicional” à luz das preocupações do governo Trump.

“Continuaremos a desafiar a ordem executiva injusta, que foi promulgada sem o devido processo e ameaça privar o povo americano e as pequenas empresas em todos os Estados Unidos de uma plataforma significativa para voz e meios de subsistência.”

A ordem de proibição do Departamento de Comércio segue ordens executivas do presidente Trump assinadas em agosto. Isso deu às empresas americanas 45 dias para parar de trabalhar com qualquer uma das empresas chinesas.

Se uma parceria planejada entre a empresa de tecnologia norte-americana Oracle e o proprietário da TikTok, ByteDance, for acordada e aprovada pelo presidente Trump, o aplicativo não será banido.

Ainda não está claro se Trump aprovará o negócio, mas ele deve revisá-lo antes do prazo final de domingo.

“Sob a orientação do presidente, tomamos medidas significativas para combater a coleta maliciosa de dados pessoais de cidadãos americanos pela China”, disse o secretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, em um comunicado.
O departamento reconheceu que as ameaças representadas pelo WeChat e TikTok não eram idênticas, mas disse que cada um coletou “vastas faixas de dados dos usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa”.

O pedido significa que a partir de domingo, as pessoas não poderão mais usar o WeChat para transferir fundos ou processar pagamentos de ou para pessoas nos EUA.

Mas os usuários do TikTok ainda poderão usar seu aplicativo virtualmente normalmente, embora não consigam baixar novas atualizações.

“O presidente previu até 12 de novembro para que as questões de segurança nacional colocadas pela TikTok fossem resolvidas”, disse o departamento de comércio. Após este ponto, algumas transações técnicas serão proibidas no aplicativo e a funcionalidade será afetada.

Questionado sobre o pedido na Fox Business Network, o Sr. Ross disse que “o TikTok básico permanecerá intacto até 12 de novembro”, mas acrescentou que o WeChat “para todos os fins práticos … será encerrado nos EUA, mas apenas nos EUA , a partir da meia-noite de segunda-feira “.

Por que os EUA querem que os aplicativos sejam banidos?

A administração do Trump disse repetidamente que os aplicativos são uma ameaça por causa de sua coleção de dados.

A declaração de sexta-feira do departamento de comércio disse que o governante Partido Comunista Chinês “demonstrou os meios e motivos para usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos EUA”.

O ByteDance negou que possua quaisquer dados de usuários na China, dizendo que estão armazenados nos Estados Unidos e em Cingapura. A Tencent, dona do WeChat, disse que as mensagens em seu aplicativo são privadas.

Embora o TikTok tenha milhões de usuários nos Estados Unidos, não está claro quantos dos bilhões de usuários do WeChat estão localizados fora da China, embora seja provável que seja um número significativo.

Mas os EUA não são o único país preocupado com as empresas. A Índia já baniu o TikTok e o WeChat, bem como dezenas de outros aplicativos chineses.

O governo em Delhi disse que os aplicativos eram “prejudiciais à soberania e integridade da Índia, à defesa da Índia, à segurança do estado e à ordem pública”.

O Gabinete do Comissário de Informação do Reino Unido, um órgão de vigilância da privacidade, também está investigando o aplicativo.

Hina Shamsi, diretora do Projeto de Segurança Nacional da American Civil Liberties Union, disse que a ordem violava os direitos da Primeira Emenda.

“A ordem também prejudica a privacidade e a segurança de milhões de usuários do TikTok e WeChat existentes nos Estados Unidos ao bloquear as atualizações de software, que podem corrigir vulnerabilidades e tornar os aplicativos mais seguros”, disse ela.

Quais são os aplicativos?

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeo. Os usuários podem postar até um minuto de vídeo e ter acesso a um vasto banco de dados de músicas e filtros.

Ele coleta uma grande quantidade de dados do usuário – incluindo os vídeos que as pessoas assistem e comentam, dados de localização, modelo do telefone e até mesmo como as pessoas digitam. Mas grande parte dessa coleta de dados é semelhante a outras redes sociais como o Facebook.

Em setembro, a empresa informou ter mais de 100 milhões de usuários. Acredita-se que tenha mais de 800 milhões de membros em todo o mundo.

O WeChat foi criado em 2011. É um aplicativo multifuncional que permite aos usuários enviar mensagens, fazer pagamentos móveis e usar serviços locais. Ele foi descrito como um “aplicativo para tudo” na China e tem mais de um bilhão de usuários mensais.

Como todas as plataformas de mídia social chinesas, o WeChat deve censurar o conteúdo que o governo considera ilegal. Em março, um relatório disse que o WeChat estava censurando palavras-chave sobre o surto de coronavírus desde 1º de janeiro.
Mas o WeChat insiste que a criptografia significa que outras pessoas não podem “bisbilhotar” suas mensagens e que conteúdos como texto, áudio e imagens não são armazenados em seus servidores – e são excluídos assim que todos os destinatários pretendidos os leem.

fonte: https://www.bbc.com/news/technology-54205231

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Latest Articles