No dia da mulher, ONG lança campanha para qualificar mão de obra feminina

0
1280

Trabalhadoras praticam reformando e ensinando outras mulheres

Neste dia internacional da mulher (08/03), a ONG MULHER EM CONSTRUÇÃO, baseada no Rio Grande do Sul, completa 15 anos e lança a campanha “Desconstruindo Preconceitos para Reconstruir Vidas”. Por ocasião do aniversário, faz o convite: Vista a camiseta, apoie uma reforma e ajude mulheres a conseguir emprego na construção civil. As trabalhadoras do setor foram fortemente atingidas pela crise econômica provocada pela pandemia e a situação de vulnerabilidade piorou.

A ação concretiza o Projeto Divas na Construção Civil criado pela ONG para dar mais capacitação  e confiança às trabalhadoras da área.  Em mutirão, uma delas vai reformar sua casa junto com quatro colegas afastadas da prestação de serviços. O grupo, que já tem noções teóricas e práticas, vai fazer reparos de alvenaria, elétrica e hidráulica, entre outros, sob orientação de profissionais atuantes. Ao mesmo tempo em que deixam melhorias na casa, elas aperfeiçoam técnicas para aplicar onde moram e também para prestar serviço remunerado a terceiros. Nessa primeira fase, duas casas serão reformadas. A ideia é que cada uma delas ensine mais quatro mulheres da comunidade. Desta forma, muitas têm a chance de morar mais dignamente e sair da situação social de extrema pobreza.

Para melhorar a condição de vida dessas mulheres, a maioria chefe de família, a campanha  propõe a doação, a partir de 08/03,  de R$ 130,00 que faz jus a uma camiseta com a frase que resume a trajetória da ONG: “Des Construir Re Construir – 15 anos Mulher em Construção”. Para aderir, basta acessar  https://mulheremconstrucao.dooca.store/

A implantação do projeto foi viabilizada pela Fix, startup de serviços residenciais e de assessoria a imobiliárias de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A empresa, que tem um selo social, apoia a entidade e patrocinou a confecção das camisetas.  

– O Projeto Divas na Construção Civil vem preencher a lacuna da falta de prática e de confiança das trabalhadoras. Muitas mulheres que, por um motivo ou outro nesta pandemia, ficaram fora do mercado de trabalho, agora, têm oportunidade de  atualização, aperfeiçoamento e de voltar a confiar no seu “taco”, na sua ferramenta. Pegando junto, em equipe, em mutirão, elas vão sentir que são capazes e que podem melhorar a casa de alguém, a vida de alguém e vão multiplicar isso. É muito importante levantar a autoestima e a autoconfiança adormecidas nessas pessoas. A adesão da sociedade e das empresas à campanha dos 15 anos da ONG vai tirar muitas da miséria. – Resume Bia Kern, presidente da ONG Mulher em Construção.  

Projeto Divas na Construção Civil 

O programa criado pela ONG Mulher em Construção ganhou o nome de Diva para homenagear a mãe de Bia Kern, fundadora e presidente da entidade. Esse era o apelido da descendente de alemães Lorthi Kern, uma mulher à frente do seu tempo. Ela criou sete filhos, ensinando todos os afazeres sem distinção de gênero, sem isso de “coisa de homem e coisa de mulher!”. Essa visão deu base para a  criação da ONG que já capacitou mais de 5 mil brasileiras para trabalhar em canteiro de obras e reformas. 

“Divas na Construção Civil” visa capacitar, qualificar e fortalecer trabalhadoras do ramo e em situação de vulnerabilidade social. Muitas estão desempregadas ou despreparadas, precisando reforço e atualização para adquirir mais segurança no ingresso ou volta ao mercado de trabalho. Com a proposta, elas treinam e fazem benfeitorias na casa de colegas e que estão localizadas na periferia apresentando sérios problemas.

O upgrade pode suprir a demanda da Cooperativa Gurias na Obra, gerenciada por monitoras de cursos oferecidos pela ONG e muito procurada por interessados em mão de obra feminina. Em época de quarentena, os proprietários concretizaram as reformas sempre adiadas. Passando mais tempo em casa, as famílias buscam mais conforto, aumentando a demanda de obras. Assim, as  mulheres treinadas no projeto Divas na Construção Civil podem fazer parte da Cooperativa e fechar contratos com frequência.   

SERVIÇO:

Campanha “Desconstruindo Preconceitos para Reconstruir Vidas – 15 anos da ONG Mulher em Construção

Doação: R$ 130,00 – faz jus a uma camiseta alusiva à campanha – a partir de 08/03Como doar: https://mulheremconstrucao.dooca.store/

  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here