Empreendedora brasileira cria distribuidora de livros em português no exterior

Vanessa Pfeil, CEO da Livros For Kids, vende clássicos da literatura infantil para toda Europa, Estados Unidos, México, Austrália e Ásia

0
657

Na semana do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19/11) e Dia da Consciência Negra (20/11), a brasileira negra Vanessa Pfeil comemora o sucesso da Livros For Kids, uma das maiores distribuidoras de livros em português no mundo. Fundada há 4 anos, a Livros For Kids possui pontos de venda em mais de 30 países da Europa, Estados Unidos, México, Austrália e Ásia. E conta com uma rede de 22 representantes, sendo 20 mulheres. Já são mais de 80 mil publicações vendidas pela empresa, que registrou um aumento de 62,5% nas vendas até o momento.

A empresa surgiu da necessidade pessoal da mãe de três filhos, nascidos na Europa. Em uma vinda ao Brasil, Vanessa Pfeil, que mora na Alemanha há 12 anos, comprou 200 livros infantis para os filhos. Um dia publicou na sua rede social alguns exemplares já lidos, recebeu tantas mensagens de pedidos que acabou tendo o perfil bloqueado. O sucesso da iniciativa foi tanto que Vanessa viu ali uma oportunidade de negócio.

“Eu amo ser empreendedora e dou um salve para o dia do empreendedorismo porque ser mulher e empreendedora não é nada fácil. Muitas vezes não somos levadas a sério, não deixam a gente falar nas reuniões. E se você for empreendedora preta, as pessoas não te reconhecem como CEO da empresa. São muitos os desafios a ser enfrentados e combatidos, mas eu acho que com muita garra e disposição a gente consegue mudar esse quadro. A sociedade precisa se mover de forma ainda mais precisa para que a mulher empreendedora seja acolhida nesse sistema, acolhida e não engolida, mas estamos caminhando”, desabafa.

Cerca de 2,5 milhões de brasileiros vivem no exterior. Com esse público, um vasto material para alfabetização em português e muita informação sobre a cultura brasileira para crianças e jovens, de 0 a 17 anos, a empresa tem conquistado cada vez mais espaço no mundo, chegando em Cingapura e Tailândia esse ano.

A brasileira Heloiza Frenzel, que mora na Alemanha, conta que para a filha, de quase quatro anos, escutar histórias em português parece ser a maneira mais divertida de mergulhar na fantasia, de desenvolver a criatividade e a linguagem. “É realmente fascinante observar esse processo de aprendizagem por meio da leitura. Essa oportunidade de oferecer para os nossos filhos a possibilidade de aprender mais sobre nossa língua e cultura realmente não tem preço. A Livros for Kids leva um pedacinho do Brasil para a casa de brasileiros e brasileiras que moram no exterior”, agradece Heloiza.

Vanessa Pfeil, formada em administração, conta que um grande diferencial da Livros For Kids é ter um frete bem menor em relação às empresas que enviam livros em português para fora do Brasil. Isso porque a distribuidora tem representantes exclusivos nos países onde tem pontos de venda, tornando o frete local.

“Empreender não é fácil em nenhum lugar do mundo, mas quando você está fora da sua zona de conforto, fora do seu país, da sua língua materna, as coisas podem ser ainda mais difíceis. Ser empreendedora, mãe, mulher… A gente tem que fazer malabarismo para dar conta de uma série de coisas e ainda ser dona do seu próprio negócio”, conta.

Sobre Vanessa Pfeil

Vanessa Pfeil é mulher preta, nascida e criada na Nova Holanda, uma das favelas do Complexo da Maré, no Rio.  Sua história com o empreendedorismo começou quando tinha 18 anos e se viu sem condições de se manter na universidade. O primeiro passo foi ser feirante, vendendo roupas na Feira de Itaipava.

Foi aluna do primeiro pré-vestibular comunitário da região. Seu projeto não só valoriza a educação e a cultura como destina 10% de tudo que é vendido a três projetos sociais que envolvem educação: um projeto de alfabetização de adultos, o FARO Maré; um pré-vestibular comunitário, no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM); e outro de alfabetização de mulheres adultas no Senegal, o Instituto DORCAS.

Hoje residindo na Alemanha, Vanessa é casada e mãe de 3 filhos, empresária no exterior. De origem periférica mediada e pautada pelas desigualdades, que a fazem entender que tem um papel importante, mobilizador atualmente. Seu objetivo principal é valorizar a cultura brasileira e garantir acesso à literatura do seu país no exterior.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here