Curso do Senac EAD ensina técnicas de investimento no mercado financeiro

Participante aprenderá fundamentos sobre operações de derivativos e cenário internacional da bolsa de valores

0
796

Considerado uma das mais eficientes opções de investimento financeiro, o mercado de ações ainda desperta muitas dúvidas de pessoas físicas e jurídicas interessadas em obter bons resultados. Isso porque investir em finanças requer dedicação e monitoramento constantes, além do conhecimento dos processos de compra e vendas de títulos.

No Senac EAD, interessados em conhecer mais sobre o setor tem a opção de participar do curso de extensão universitária Operações de Derivativos e Mercado Internacional. O objetivo é oferecer aos estudantes uma visão ampla dos principais mercados de derivativos disponíveis ao investidor brasileiro, como, por exemplo, mercados futuros, a termo e de opções.

De acordo com Fernando Rodrigues da Silva, professor na disciplina sobre derivativos, o conteúdo proporcionará a compreensão das principais características e modo de funcionamento desse segmento. “O curso mostra como esses mercados podem ser utilizados pelo investidor, de modo que o participante domine conhecimentos sobre operações seguras (hedge) e especulativas. Também são apresentadas alternativas de investimentos em ativos, negociados no mercado financeiro”, detalha.

Em relação ao mercado de derivativos, o investidor tem a opção de utilizar uma série de instrumentos financeiros que garantem maior proteção ao investimento, além de alavancar os resultados em operações. “Essas opções são derivadas de ativos negociados no mercado, como ações ou commodities. Além disso, proporcionam aos investidores mais alternativas de aplicações, contemplando desde os clientes mais conservadores, até os mais arrojados”, acrescenta.

Investir com segurança

Giuliano Carlo Rainatto é professor das disciplinas sobre mercado financeiro e sobre capitais no curso oferecido pelo Senac EAD e esclarece uma informação relevante sobre especulação no mercado financeiro. “Quando se fala em especulação é preciso ficar claro que a prática também desempenha um papel econômico fundamental para o funcionamento do mercado, provendo-o de liquidez e transferindo o risco’, esclarece.

No entanto, o docente alerta que não se deve confundir a prática com a manipulação que atua na compra e venda de ativos de mercado, criando uma falsa aparência de negociação ativa e, assim, influenciando os investidores. “A BM&F Bovespa e a CVM, assim como outras instituições monitoram essa prática, coibindo e punindo ações de manipulação”, pontua.

Uma opção ainda recente no Brasil, mas que conta com profissionais capacitados para auxiliar os investidores, é a compra de ADR (American Depositary Receipt), que significa recibo de depósito americano. Trata-se de um título com foco em ações de empresas estrangeiras e permite ao investidor adquirir ações de empresas que não tem capital listado no Brasil.

“A operação direta é a compra de títulos, por intermédio de sistemas como home broker (via internet) idealizados exclusivamente pelos compradores. Este modelo está conquistando espaço no país, porém, ainda necessita de muito conhecimento e capacitação”, conclui Giuliano.

Listamos algumas recomendações apontadas pelos professores do Senac EAD e que podem auxiliar “novos investidores” na tomada de decisões quanto ao mercado financeiro:

– Adquira conhecimento e entenda como funciona todo o sistema;

– Acompanhe as ações e faça análises de séries históricas;

– Ingresse no mercado com recursos que não farão falta no seu orçamento;

– Invista em solidez e analise a estrutura financeira da empresa antes de investir.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br.  Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here