Adaptabilidade: um diferencial para encarar os negócios pós-2020

* por Kainá Spyridion

Ao longo dos anos, o desenvolvimento do mundo e, por consequência, dos seres humanos, mudou a forma dos relacionamentos acontecerem e de se viver em sociedade. Com o tempo, se fez necessária uma mudança, que passa por um novo comportamento, como destaca o mentor de negócios Thiago Shimada. “A partir do momento que se cria uma convenção social, te exigem uma nova sinapse, ser diferente. Então, você é obrigado a alterar a forma que estava acostumado a ser, a existir”.

De lá para cá, a flexibilização para viver em grupo passou a ser primordial e, apesar da adaptabilidade ter ligação direta com o instinto humano de não viver só, dependendo do tipo de transformação exigida, pode ser que ele não passe ilesa por ela. No contexto atual, em que a pandemia obrigou todos a mudarem suas rotinas repentinamente, a adaptabilidade passou a ser a chave para o sucesso ou fracasso do que se deseja. Ainda mais forte quando falamos disso no contexto empresarial, em que a postura do individuo reflete na empresa pela qual ela é responsável.

A partir desta situação, Shimada destacou alguns pontos principais para auxiliar na maior adaptabilidade do empreendedor e, por consequência, de seu negócio frente à uma situação inesperada.

Livre-se de julgamentos

Busque entender o que está acontecendo. Ao julgar, você está buscando um conteúdo interno,  no que acredita, e tomando aquilo como verdade ao canalizar energia. Ao agir assim, você não se permite digerir o que está enxergando, pois tem uma visão míope da situação. No lugar disso, busque sair da posição de ataque e ouça, reflita. A partir do momento que você passa a escutar o outro, fica mais fácil identificar pontos que devem ser aprimorados em você e ao seu redor. 

Olhe de forma empática

Entenda qual comportamento você tem hoje que não está listado e adequado a esse novo momento. Por exemplo, nossa cultura indica que o resultado financeiro vale acima de tudo, não importando os meios. No entanto, algumas pessoas não se sentiam à vontade dessa maneira. A pandemia trouxe esse senso de coletivo e colaborativo, das pessoas se ajudarem.  Aqui, para auxiliar, busque no outro alguns feedbacks de condutas suas. Entender como a outra pessoa te enxerga, permite que você identifique pontos que precisam ser desenvolvidos. Feito isso, você conseguirá fazer uma lista desses itens que deve aprimorar.

Eleger um ponto para desenvolver

Uma vez que os pontos estejam listados, ataque um por vez. Isso porque, por mais que você tenha listado diversos itens que deseja mudar é preciso priorizar por onde começar a agir.  Entenda que cada um deles é um processo neurológico complexo que exige muito esforço. Por isso, se dedique a cada um deles de forma separada. Do contrário, você pode acabar caindo em auto sabotagem, ao tentar atingir muitos itens de uma só vez e, no fim das contas, não se dedicar a melhorar, de fato, nenhum deles.

Acompanhe a sua performance

Verifique os pontos que você vem trabalhando e faça isso de forma conjunta. Assim como no ponto 2, busque feedbacks de quem está a sua volta e use essas pessoas como aliados na aprimoração desses pontos listados. Dessa maneira, ao analisar tudo à sua volta e contando, ainda, com a opinião daqueles que convivem com você, será possível obter uma visão mais completa e robusta dos itens a serem trabalhados. Lembre-se: nossa autocrítica tende a ser pobre. Para obter efetiva melhora, é preciso ter a visão do outro sobre nós.

Inove!

Uma vez que a adaptação aconteceu para cada item desejado é hora de pensar em coisas novas.  A partir do momento que novas skills são desenvolvidas, você se permite revisitar velhos processos e dar a eles um olhar diferente. A partir daí, você consegue fazer o novo de uma outra maneira. Quando você consegue se adaptar, o jeito inovador acaba por ser uma consequência e, com isso, um negócio próspero acaba sendo um fruto de todo o processo realizado. 

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Latest Articles